Vinil em alta no Reino Unido

Vendas de vinil no Reino Unido atingem o nível mais alto desde 1990, mantendo uma sequência de crescimento de 16 anos.

De acordo com um relatório da British Phonographic Industry (BPI), as vendas de vinil no Reino Unido alcançaram o seu ponto mais alto desde 1990, mantendo uma sequência de crescimento de 16 anos.

Em 2023, foram vendidos 5,9 milhões de discos de vinil, marcando um aumento de 11,7% em comparação com o ano anterior, tornando-se o crescimento mais rápido da década. O relatório destaca também que 40% dos 100 melhores LPs de vinil eram de artistas britânicos, incluindo Depeche Mode e Blur.

A estrela pop Taylor Swift (na foto) dominou o gráfico oficial de álbuns de artistas em vinil em 2023, com três dos seus álbuns a ocupar as posições cimeiras. Esta tendência segue as descobertas do ano anterior de que um em cada 25 álbuns de vinil vendidos nos EUA era um LP de Taylor Swift.

O relatório da BPI também revela que o streaming cresceu significativamente em 2023, representando 87,7% do mercado. O mercado de streaming de música no Reino Unido atingiu 179,6 bilhões de transmissões, um aumento de 12,8% em comparação com o ano anterior e quase o dobro do total de cinco anos atrás.

O ressurgimento do vinil ocorre num momento em que as fábricas de prensagem enfrentam escassez devido à dominação das grandes editoras no mercado. Isso também levou ao encerramento de lojas de discos independentes, tornando a música mainstream mais acessível.

By DANCECLUB