A plataforma Twitch lançou uma nova funcionalidade que permite aos DJs usarem músicas protegidas por direitos de autor em transmissões, mediante o pagamento de uma taxa às editoras e detentores de direitos.
O “Twitch DJ Program” fez a plataforma firmar acordos com gigantes como Universal Music Group (UMG), Sony Music e Warner Music Group, entre outros, permitindo que os streamers paguem uma percentagem dos seus ganhos às editoras e detentores de direitos ao utilizarem músicas protegidas.
O Twitch anunciou que irá dividir os valores recebidos com as editoras em 50:50, embora a plataforma vá suportar “uma percentagem ligeiramente maior” no início.
Esta atualização afeta apenas os streamers com canais monetizados, sendo que o Twitch irá cobrir os custos para DJs que ainda não estão a monetizar.
O anúncio surge como resposta ao crescente número de problemas e remoções relacionados com direitos de autor na plataforma nos últimos anos, particularmente após o aumento exponencial de transmissões de DJs no Twitch durante a pandemia de COVID-19, um número que quadruplicou desde 2020 e levou a plataforma a novos patamares.
Este programa aplica-se apenas àqueles que fazem transmissões ao vivo como DJs e não se estende a outros usos de música.