A DJ e produtora Mina, com sede em Londres, está a organizar uma nova noite de club sem álcool, o Club Soft, sendo a primeira já este domingo (18 de junho) na Colour Factory.
Há seis anos, Mina deixou de consumir álcool devido às suas enxaquecas crónicas e aos impactos na sua agenda de digressões.
“Penso que, por estarmos tão habituados, não refletimos verdadeiramente sobre o quão o álcool domina a nossa cultura e os nossos eventos sociais”, afirmou Mina à DJ Mag. “No entanto, existem muitas pessoas para quem o álcool simplesmente não funciona, e elas também merecem divertir-se.”
“Não sou, de todo, a primeira pessoa a fazer isto – obviamente, existem muitos eventos sem álcool em todo o mundo – mas, em termos da nossa cena [eletrónica], não estou ciente de nenhum. Também quis contratar DJs que representassem a cena sem álcool, tanto quanto possível, porque achei importante mostrar às pessoas que estamos aqui – que existe uma comunidade.”
Por que é que tenho de escolher entre ver o meu DJ favorito e ter uma boa noite de sono?
O evento decorrerá entre as 16h e as 22h de domingo e tem também como objetivo contrariar a cultura do consumo de álcool até altas horas da noite. “Por que é que tenho de escolher entre ver o meu DJ favorito e ter uma boa noite de sono? Acredito que deveria haver espaço para ambos, e é isso que estou a tentar fazer com o Club Soft”, disse Mina.
Embora o Club Soft seja, atualmente, um evento único, Mina espera organizar mais festas sem álcool no futuro. “Nunca esperei ter uma resposta tão grande… Recebi imensos contactos de pessoas que desejavam que algo assim existisse na sua cidade. Acredito que basta uma pessoa questionar: ‘isto está a funcionar?’ e todos começam a refletir um pouco. Espero sinceramente que este seja o início de um movimento deste tipo de eventos em Londres e, talvez, até mesmo no Reino Unido.”