Segunda-feira, Março 25

Spotify atinge 200 milhões de Utilizadores

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O popular serviço de streaming, Spotify, adicionou 9 milhões de utilizadores activos nos últimos meses atingindo a marca dos 200 milhões de utilizadores activos. Sinal claro que o modelo de streaming continua em crescimento, mas será para ficar nos moldes actuais?

Esta novidade foi dada por Dustee Jenkins, Director Geral de Comunicações do Spotify durante a CES. O que não ficou claro foi quantos destes 200 milhões têm contas pagas, ou seja, Premium, e quantos usam a versão gratuita suportada por anúncios. Em Novembro passado, o Spotify contava com 87 milhões de utilizadores com contas Premium e 109 milhões com contas gratuitas, sustentadas pela publicidade.

A importância do crescimento do Spotify, e o número de utilizadores com contas pagas, prende-se com o baixo valor pago por stream, motivo pelo qual alguns artistas têm retirado o seu catálogo da plataforma, por acreditarem que o modelo de pagamento não é justo para editoras e autores. O valor por stream, um dos mais baixos segundo a Digital Music News, é de 0.00397 USD por stream. Segundo a mesma fonte, o Spotify ocupa o oitavo lugar no ranking dos que mais pagam sendo ultrapassado pela Groove Music/Xbox, Napster/Rhapsody, Apple Music, TIDAL, Amazon, Deezer e Google Play, serviços em que o valor por stream é maior do que o pago pelo Spotify. Curiosamente o serviço de streaming que mais paga, a Groove Music/Xbox, que paga 0.02730 USD por stream, tem a fatia mais pequena com apenas 0,65% do mercado.

Se o streaming é o futuro, como aparenta ser, os modelos de negócio têm que evoluir para uma remuneração mais justa de editoras e artistas, bem como para uma maior transparência nos ganhos das plataformas.

 

Comments

comments

Share.